Translate

Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014

Materia Rima na ativa.

Por Luizin Ribeiro.

Matéria Rima:

É um grupo de Hip Hop que escolheu a linguagem dos seus elementos: O Rap, o Graffiti, a Dança de Rua e a Discotecagem, para levar informação, cultura e educação aos diferentes públicos. Com uma proposta abrangente de repertório, misturando ritmo e poesia, o grupo consegue adaptar-se perfeitamente às necessidades do seu interlocutor, desenvolvendo temas específicos, tais como: folclore, histórias infantis, matérias curriculares e temas transversais. Além de estimular a pesquisa, a leitura, e o senso critico; para que a criança, o jovem, ou o adulto, se torne um cidadão consciente, participativo e co-responsável pela sua realidade.

Desde 2002, o grupo vem trabalhando o repertório do seu primeiro álbum, Procurando Respostas. Lançado em agosto de 2005, contendo músicas que ilustram muito bem a sua proposta. O grupo tem recebido inúmeros convites de palestras, e já estiveram conversando com professores e alunos em várias escolas e universidades da grande São Paulo, e até de alguns estados: No curso de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), e no curso de pós-graduação de Poesia e Literatura do Objetivo da Paulista.

Indicados ao premio Hutuz. A maior premiação de Hip Hop da América Latina, (como melhor demo masculino em 2005), e (como melhor vídeo clip de 2006). O Grupo vem conquistando cada vez mais seu espaço junto ao público. Em Janeiro de 2006, contatados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), foram convidados para participarem da elaboração e participação da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, realizada em Luziânia-GO, de 17 a 28 de Abril de 2006, com Workshops, palestras e shows. Convidados pelo Ministério da Cultura (MINC), em parceria com o governo Alemão para participarem da Copa da Cultura, um intercambio entre Brasil e Alemanha que aconteceu durante todo ano de 2006, apresentando diversos artistas brasileiros de diversas manifestações culturais. Atuando ao lado de craques como: Gilberto Gil e Chico Buarque, se revezaram na Casa das Culturas do Mundo em Berlim, no final de Maio de 2006, com o show Influências.

Em Junho de 2006, foram convidados pelo Sesc Campinas-SP, para fazerem uma apresentação no: Projeto Curumim Férias, onde reuniu crianças das comunidades carentes da região, e freqüentadores da unidade Campinas-SP, o que proporcionou ao Matéria Rima um novo convite, para o Especial Féria 2007, “Do Virtual ao Real”, com oficinas de Graffiti e show do Grupo.
No dia 03 de Fevereiro de 2007, foram convidados pela I.U.T Lens-França (Institut Universitaire de Technologie de Lens França), para o evento “Gravity Time”, onde atuaram com workshop e show.
No dia 20 do mesmo mês, fizeram uma apresentação no restaurante brasileiro, “Favela Chic”, um dos mais respeitados de Paris-França.
No dia 31 de Julho de 2007, convidados pelo projeto Prata da Casa, se apresentaram na choperia do Sesc Pompéia.

Nos dias 26, 27, 28 de Outubro de 2007, participaram do maior encontro de Rappers e Repentistas do país, Rap & Rep, realizado em Campina Grande, pelo governo da Paraíba em parceria com o Ministério da Cultura.
Dia 14 de Dezembro de 2007, escolhidos entre os melhores do ano, pelo crítico musical Pedro Alexandre Sanches, voltaram ao palco da choperia do Sesc Pompéia. Atualmente o grupo prepara no disco com a produção do renomado DJ HUM, e trabalha no projeto VEM COMIGO HIP HOP ARTE, que atua dentro das escolas, o projeto já conseguiu atingir o numero de 25 mil jovens em contato com a cultura de rua.





Nenhum comentário:

Postar um comentário